terça-feira, 14 de julho de 2015

Satoru Iwata: 1959 - 2015


É com tristeza que encaramos o falecimento do presidente e CEO da Nintendo, Satoru Iwata. A notícia chegou através de um comunicado oficial da Nintendo JP, disponível aqui.

Iwata faleceu no passado dia 11 de Julho, com 55 anos de idade. A causa de morte apontada foi um tumor no ducto biliar.

Iwata começou a sua carreira na HAL Laboratory, tornando-se o coordenador de produção de software da mesma em 1983. Do seu trabalho resultaram jogos como Balloon Fight, Earthbound e a série de jogos Kirby. Além disso, foi assistente na produção dos jogos Pokémon Gold, Pokémon Silver e Pokémon Stadium para a Nintendo 64. Em 1993 tornou-se o presidente da HAL. No ano 2000, Iwata acabaria por trabalhar na Nintendo e, após a reforma do então presidente Hiroshi Yamauchi, em 2002 tornou-se o presidente da empresa. Cargo esse que manteve até à sua morte.

Iwata acompanhou de perto a produção da Wii, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Wii U.

Foi um dos grandes responsáveis pelo aparecimento de Super Smash Bros. na Nintendo 64. Iwata era um génio da programação e inclusivé ajudou a equipa de desenvolvimento de Super Smash Bros. Melee (o sucessor do primeiro Super Smash Bros.) a cumprir os prazos. Além disso, apoiou a produção do terceiro jogo da franquia, Super Smash Bros. Brawl. Podemos dizer que sem Iwata não estaríamos aqui hoje a jogar.



Toda a comunidade do Smash Bros. Portugal expressa as suas condolências por este senhor que directa ou indirectamente afectou a infância de cada um de nós.

Para que permaneça para sempre nos nossos corações e nas nossas consolas, podem usar o QR Code em baixo para descarregar o Mii do Iwata para as vossas Nintendo 3DS e/ou Wii U.



"Video games are meant to be just one thing. Fun. Fun for everyone!"


 Até sempre Iwata-san!




A administração do SBPT

Filipe 'BigLord' Barreiros
Ricardo 'Xeze' Rocha
João 'Pliskin' Frias
Catarina 'Katie' Andrade
João 'Sanero' Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário