quarta-feira, 20 de maio de 2015

Iberanime LX 2015 - Balanço dos torneios de Super Smash Bros. Wii U



Há sensivelmente uma semana, decorreu o Iberanime em Lisboa. Esse evento foi um momento marcante para a comunidade do SBPT, pois coincidiu com o primeiro torneio de Super Smash Bros. 4 organizado inteiramente pela equipa. Claro que o entusiasmo era grande, a primeira grande experiência como TOs (Tournament Organizers = Organizadores de torneios), ainda por cima com o apoio oficial da Nintendo! Forneceram duas Wii U, prémios e comandos apropriados. Os torneios foram divididos pelos dois dias.

No sábado, dia 9/05/2015, foi dia do torneio de singles. Com 44 participantes, foi o maior torneio de Smash até ao momento em Portugal. No entanto ocorreu um grande problema. Tendo o torneio começado às 15h e com o evento terminar às 20h, havia um limite de tempo. Quando o torneio já ia a meio, começamos a notar que o tempo não iria chegar. A bracket de Winners já estava quase terminada, mas a Losers bracket estava bastante atrasada. Como o tempo não era suficiente e o torneio tinha que ser finalizado, foi decidido cortar com a Losers bracket e fazer os últimos jogos da Winners com 2 stocks apenas. Chegou ao fim, tendo sido este o top 3:

1 - I'M BAD (Captain Falcon)
2 - Johnny (Pikachu, Ness)
3 - Hyper (Rosalina & Luma)

Os dois primeiros classificados de singles: I'M BAD (esquerda) e Johnny (direita)
O terceiro classificado: Hyper (à esquerda)

Após uma discussão sobre o ocorrido e chegou-se à conclusão que as duas razões pelas quais os problemas ocorreram foram:
  1. a existência de apenas duas Wii U para o torneio,
  2. o torneio começou tarde
Dito isto, o feedback dos participantes foi positivo. E problemas à parte, foi também uma experiência gratificante para a equipa.

No domingo, dia 10/05/2015, deu-se o torneio de doubles. Participaram 21 equipas e o torneio começou mais cedo do que no dia anterior. Isto permitiu que acabasse a tempo sem problemas a registar. O top 3 neste dia foi o seguinte:

1 - The A-Team [BigLord (Captain Falcon) + Isaac (Robin)]
2 - Hypetrain [Hyper (Rosalina & Luma) + Roryx (Marth)]
3 - AyyyLmao [Luffy (Pikachu) + Kurogami (Captain Falcon)]


A equipa vencedora: The A-Team - BigLord (ao centro) e Isaac (à direita)

A equipa no segundo lugar: Hypetrain - Hyper (ao centro) e Roryx (à direita)

A equipa do terceiro lugar: AyyyLmao - Kurogami e Luffy

Mesmo com apenas duas Wii U, o facto de ter começado mais cedo permitiu acabar o torneio a tempo. O feedback mais uma vez foi bastante positivo, com muitos jogos com "hype crítico" que é uma das razões pelas quais os torneios são organizados. O formato de doubles é sem dúvida algo a repetir em futuros torneios a par de singles. Agradecimentos especiais ao pessoal que ajudou no domingo, quando apenas um dos administradores estava presente. 

Desde já, muitos parabéns aos vencedores e um muito obrigado a todos os participantes em ambos os dias. Agradecimentos também à Nintendo Portugal e à organização do Iberanime LX. Podem ter a certeza que o próximo torneio será ainda melhor! ;)

 - A equipa do SBPT



1 comentário:

  1. Mano...Mistakes were made.O meu nome e >KUROGANE<, não kurogami XD.

    ResponderEliminar